quinta-feira, 20 de março de 2008

ISOSTASIA

ISOSTASIA
Isostasia vem do grego e significa equilíbrio de pressão, ou seja, equilíbrio estático.
A teoria de isostasia é baseada na influência oposta das forças de gravidade e flutuação. A Terra tende a tomar permanentemente uma forma de equilíbrio isostático, isto é, de compensação de pressões existente entre o peso da litosfera rígida sobre a astenosfera viscosa (SIAL e SIMA). Assim, existindo um equilíbrio isostático da litosfera sobre a astenosfera, refletido pelas altitudes relativas dos diversos segmentos da litosfera, dependendo de sua espessura e densidade do material que a compõe.
A isostasia é o equilíbrio que se realiza entre diversas partes da crosta terrestre. Equilíbrio fundamental entre as massas continentais e oceânicas. Nos pontos em que a massa siálica é mais densa, mais profundo é o mergulho no sima, e assim os blocos siálicos tendem a se equilibrar. Os blocos mais altos, são os que mais se afundam, compensando-se a altura dos blocos continentais pelo seu aprofundamento no sima viscoso, de maneira que cada bloco desloca uma quantidade igual à sua própria massa. Isto pode ser observado na figura1.
Mas qualquer modificação neste equilíbrio provoca desequilíbrio isostático, causando movimentos verticais no sentido de recuperar a condição de equilíbrio. Ou seja, quando se faz uma sobrecarga numa região a massa sial é obrigada a penetrar no sima. Como compensação outras regiões próximas sofrem, necessariamente, uma elevação. A Figura a seguir é um exemplo deste desequilíbrio:

2 comentários:

Eloiza Torres disse...

Olá Cidinha...parabéns pelo Blog...ficou do jeito que queríamos!!!!!!!!!!!!!!!!
continue sendo esta pessoa dedicada!!!
Um beijo bem grande!
Elô

Rosely Archela disse...

Olá Cidinha,
Que belo trabalho! Parabéns.
Teremos outros trabalhos nesse blog? Acho que é uma grande contribuição. Sugiro que voce coloque como fonte o curso ou algum material da profa. Elô, já que ela elaborou o passo-a-passo.
beijo,
Rosely