CONSTRUÇÃO DE MAQUETE- EROSÃO
O objetivo da construção desta maquete é mostrar a relação existente entre os diferentes tipos de encostas e sua relação com os processos exógenos de elaboração do relevo. Esta maquete representa escoamento da água em três situações:Primeiro um solo permeável com vegetação, em que a água infiltra tranquilamente. Segundo uma área recapeada ou um solo compactado em que a água não infiltra e tem grande escoamento superficial indo toda a para a calha do rio. E a terceira um solo sem vegetação, onde a água infiltra demais e deixa o rio assoreado.
O objetivo da construção desta maquete é mostrar a relação existente entre os diferentes tipos de encostas e sua relação com os processos exógenos de elaboração do relevo. Esta maquete representa escoamento da água em três situações:Primeiro um solo permeável com vegetação, em que a água infiltra tranquilamente. Segundo uma área recapeada ou um solo compactado em que a água não infiltra e tem grande escoamento superficial indo toda a para a calha do rio. E a terceira um solo sem vegetação, onde a água infiltra demais e deixa o rio assoreado.
Fonte: João Carlos Ruiz
Pode-se também explorar a questão do lixo nas ruas, que direciona-se totalmente aos cursos d´água quando em momentos de precipitação. A produção desordenada de lixo e a impermeabilização os solos são fatores que causam as enchentes e alagamentos.
Com a construção desta maquete além dos conteúdos solo, erosão, assoreamento, pode aproveitar este momento e trabalhar a questão da mata ciliar, e a importância de áreas agricultáveis com curvas de nível e uso inadequado de maquinários e questão ambiental.
Trabalhar com conceitos como solo, erosão, conservação, requer recursos didáticos que auxiliem na produção de conhecimento e nem sempre fáceis de serem demonstrados teoricamente. Diante dessa problemática, através da construção e experimentação da maquete pode-se disponibilizar de forma clara e coerente o fenômeno estudado.
Com a construção desta maquete além dos conteúdos solo, erosão, assoreamento, pode aproveitar este momento e trabalhar a questão da mata ciliar, e a importância de áreas agricultáveis com curvas de nível e uso inadequado de maquinários e questão ambiental.
Trabalhar com conceitos como solo, erosão, conservação, requer recursos didáticos que auxiliem na produção de conhecimento e nem sempre fáceis de serem demonstrados teoricamente. Diante dessa problemática, através da construção e experimentação da maquete pode-se disponibilizar de forma clara e coerente o fenômeno estudado.
Um comentário:
adorei essa maquete participe dela
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